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O grande desafio do profissional

O mundo globalizado se apresenta com diversas variáveis intrínsecas e extrínsecas

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: O Autor

“A educação de qualidade é o único recurso que agrega valor a uma sociedade afetada por um sistema que a ADESTRA e DOMA.” (Elenito Elias da Costa e Levy da Costa Sales).

O mundo globalizado se apresenta com diversas variáveis intrínsecas e extrínsecas, e seus habitantes ficam atormentados diante de tantas adversidades, pois os fatos legitimam essa transformação, mas não sabemos se para o bem ou não, mas seguimos nosso caminho, com nossas crenças ou não.

A limitação de nossa educação nos faz sentirmos como vitimas, mas devemos seguir um caminho, pois sabemos que a VIDA é um curto hiato temporal que buscamos aproveita-la, qualquer que seja sua profissão, ou mesmo a sua posição social, econômica e religiosa.

A cada dia ratificamos a Teoria da EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES, e após 519 anos, descobertos e ainda não colonizados, mesmo com riquezas naturais, terras férteis, uma população adestrada e domesticada, com sérias limitações que inibe a nossa evolução, continuamos em nossa sobrevivência.

Lembramos que essa DIFERENÇA SOCIAL ficará mais acentuada com a Tecnologia da Informação através da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL convencional e a quântica.

Quando analisamos a CRISE econômica, social, política, de desemprego, de educação e saúde sem qualidade, de infraestrutura, e apelamos para o nosso senso de equilíbrio emocional conseguimos visualizar o tamanho do problema em que nos encontramos.

A EDUCAÇÃO deve ser adaptada urgentemente para que tenhamos:

  1. Habilidade, Competência, Eixo Prático;
  2. Criatividade, Relações Humanas;
  3. Idiomas;
  4. Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial;
  5. Planejamento Estratégico, Empreendedorismo;
  6. PDCA, análise SWOT, Melhorias;
  7. Facilitação do Capital de RISCO.

Segundo a SaaS do Mercado Eletrônico, devemos conhecer essencialmente os recursos que criam um leque de oportunidades para empresas e profissionais e processa maior número de dados no menor tempo possível:

- Big data, analitics, Artificial Intelligence;

- Machine Leaning, Deep Learning;

- Business intelligence, Cloud computing.

A Revista FORBES acrescenta que a Inteligência Artificial tem a capacidade do trabalho físico como ocorre desde a Revolução Industrial, mas também o trabalho intelectual, planejamento, estratégia e tomada de decisão.

A HYPESCIENCE nos informa que diante da evolução essas máquinas tem a capacidade de:

  1. Aprender a enganas e trapacear;
  2. Assumem nossos trabalhos;
  3. São mais inteligentes que hacker humano;
  4. Entende o nosso comportamento;
  5. Age semelhante aos humanos;
  6. Sentem emoções;
  7. Invadem nossos cérebros;
  8. Usam utensílios, ferramentas e armas;
  9. Aprendem o que é certo e o que é errado.

Segunda a pesquisa MCKINSEY as empresas devem utilizar a I A para:

  1. Reduzir erro de previsão;
  2. Reduzir vendas perdidas;
  3. Melhorara a disponibilidade do produto e sua qualidade;
  4. Reduzir Custos e Despesas;
  5. Reduzir custos no transporte e armazenagem;
  6. Abrir caminhos para a interação de Profissionais e a Máquina;
  7. Eleva a produtividade;
  8. Captação de dados p0ara a produção com análise mais assertivas;
  9. Identifica oportunidades;
  10. Gera benefícios para os envolvidos.

“A Inteligência Artificial deixa claro que o HOMEM é um PRODUTO DO MEIO.” Ou seja, ou ele se capacita e se qualifica ou sai do meio.

No ensino superior o site da PORVIR nos brinda que a Inteligência Artificial exige:

  1. Sistema computacional que imita o comportamento humano;
  2. Aprendizagem personalizada e adaptativa;
  3. Sistema de aconselhamento;
  4. Avaliação individual do aluno;
  5. Melhor experiência e deficiência;
  6. Sistema de análise de aprendizagem;
  7. Preocupação com Ética, Mora e privacidade;
  8. É desafiadora para ser implementada;
  9. Transforma vida acadêmica;
  10. Afeta o futuro do ensino superior.

Na educação básica o sitie EDUCAÇÃO, relaciona dez fatores importantes que a Inteligência Artificial proporciona, senão vejamos:

  1. Diferença entre realizada virtual e realidade aumentada;
  2. BYOD em sala de aula (Bring your on device), traga sem próprio dispositivo;
  3. Uso de um Ecossistema próprio de APPS;
  4. Pratica de gameficação;(Jogos em forma lúdica)
  5. Ensino de CODING (habilidade lógica de algoritmos e mundo digital).
  6. Criação de um diretório além da biblioteca (diversas mídias);
  7. Aplicação de empreendedorismo (visão empreendedora);
  8. Inteligência Artificial e a Educação (dados coletados, padrão de erro, estatística, pontos de dificuldades);
  9. Criação de uma cultura que favorece a fluência digital (recursos digitais);
  10. Aprendizagem colaborativa (talento e capacidade).

Podemos então entender que as mudanças necessárias hão de impactar o sistema, podendo acontecer variabilidades na sua aplicabilidade, mas sabemos que é necessário.

O Profissional que está no mercado deve fazer um UP GRADE qualitativo para se inteiras dessas mudanças, e os Gestores Empresariais, devem ter procedimentos análogos para enfrentar a concorrência global.

As Empresas e seus respectivos Gestores Empresariais devem INVESTIR na aquisição de máquinas que representem a Inteligência Artificial, pelas razões descritas anteriormente para que possam manter a sua continuidade e sustentabilidade necessária.

Aqueles Profissionais e as Empresas que não aproveitarem esse hiato temporal param de adequar e se adaptar a essas novas tendências, têm só lamentar, e sugerir uma estratégia celestial e falimentar, respectivamente, que hão de acontecer.

Desculpem-nos o que pode parecer indelicado em nossa transcrição, mas como profissionais, temos o dever de alerta-los, mesmo sabendo que o presente mereça adendos, críticas e demais, caso desejem.

AUTORES:

ELENITO ELIAS DA COSTA, contador, auditor, analista, assessor, professor universitário, pesquisador, escritor e palestrante, só um ser humano diferenciado.

LEVY DA COSTA SALES, meu Neto, estudante, pesquisador, curioso, só um ser humano diferenciado com dois anos de idade.