Notícias

Contabilidade e a análise de custos e o impacto da inteligência artificial

O Nordeste do Brasil com seu universo de pequenas empresas, com gestores e profissionais precisando de maior capacitação e qualificação para entender o mundo globalizado

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: O Autor

“O RISCO de pequenas empresas, após pandemia caso não invistam em Inteligência Artificial em suas atividades, é verossímil.” (Elenito Elias da Costa e LEVY DA COSTA).

INTRODUÇÃO

O Nordeste do Brasil com seu universo de pequenas empresas, com gestores e profissionais precisando de maior capacitação e qualificação para entender o mundo globalizado, a inteligência artificial, automação, nanotecnologia, robotização, Pandemia, convivendo com demais CRISES existenciais, que assolam a continuidade e sustentabilidade de suas atividades estão sob RISCO factível.

É verossímil entender que muitas empresas sediadas no Nordeste do Brasil, estão passando por sérias dificuldades que dificultam a sua sobrevivência, pois em sua maioria NEGLIGENCIAM uma Contabilidade transparência, com controle interno, com obediência aos princípios e preceitos legais, diante desse cenário todas sem exceção que assim procedem estão sob RISCO de falência ou Negociação Judicial.

Sabemos que toda regra tem exceções, ressalvamos, portanto aquelas que não estão inseridas no contexto informado no parágrafo anterior, mas sabemos que são em pequeno número quantitativo.

PEQUENAS EMPRESAS

As pequenas empresas sejam elas integrantes do sistema do Simples Nacional, ou mesmo as médias empresas, apesar do cumprimento das obrigações tributárias, sociais, trabalhistas e previdenciárias, agregadas as dificuldades do Mundo Globalizado, que trouxe consigo uma concorrência global, adicionada a evolução da tecnologia da informação com a Inteligência Artificial, e ainda o período de Pandemia, antes e depois, adicionada as diversas CRISES, todas sem exceção estão passando por um momento altamente delicado.

Em sua maioria os gestores e empreendedores, estão focados na venda (faturamento) de seus estabelecimentos, e se esquecem de que a busca de redução de custos e despesas devem sempre anteceder a um planejamento empresarial, analisado, e buscando confrontar com as informações transparente e com controle interno de sua CONTABILIDADE.

O imediatismo que feeling desses gestores e empreendedores muitas vezes atropela o senso comum da gestão empresarial, e se deixam levar pela busca do Capital de Giro.

Sentem gravemente a ausência de um Capital de Giro para manter a sua atividade econômica, e busca os programas governamentais, ou mesmo financiamento rápido junto à instituição bancária que mantém conta corrente e na maioria esquece-se de fazer uma ANÁLISE do valor e custo beneficio, taxa efetiva e taxa nominal, compromete seus créditos e muitas vezes seus bens, ou mesmo os bens do titular, ou dos sócios integrantes da sociedade.

Ninguém até mesmo o Governo irá liberar empréstimos sem as garantias necessárias, mesmo num período especial, pois na democracia inexistem refeições gratuitas, tudo tem um preço respectivo.

Em sua maior encontra na redução da Folha de Pagamento a solução, sem a preocupação cuidadosa da perca do patrimônio humano, pois o grande problema é o MERCADO atual com a poupança e a economia em flagelo, e o mais gritante com um cenário futuro nebuloso e imprevisível.

A maioria esquece o ciclo da Economia, pois o trabalhador sem emprego, só consome o necessário, ou seja, alimento e remédio, e se traçarmos um cenário diante do quadro existente, o período da pós-pandemia pode ser mais gritante ainda.

O nível de desemprego que se apresenta é totalmente sistêmico, ou seja, não haverá reposição, pois o gestor/empreendedor está cauteloso diante da recuperação lenta da Economia, e são exatamente esses fatos que explodirá ainda mais o desemprego, as negociações judiciais, e talvez a falências dessas empresas.

PROFISSIONAIS

Gostaríamos de escrever de forma adversa, mas a tendência, o cenário, os fatos nos remetem a um quadro de agravamento da situação das empresas situadas no Nordeste.

A minoria que tem uma educação de qualidade, voltada para um seleto mercado laboral, que tenha antenado a sua capacitação e qualificação devidamente adequada para sua reinserção no mercado, logrará o êxito devida, mas a grande massa deverá integrar estatísticas e gráficos degradantes.

A capacitação deve passar por um conhecimento de outros idiomas, tecnologia da informação focada na inteligência artificial, relacionamento humano, conhecimento do mercado globalizado, e demais exigências necessárias.

De nada adiante DUPLOMA e CERTIFICADO, se não comprovar ter o perfil prático dos fatos que alimentam seu Currículo, lamento, mas essa é uma verdade incontestável, portanto, a busca de uma Educação de Qualidade se torna essencial.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS

“O mundo está se transformando muito rápido, e não irá para ou mesmo esperar a sua adequação, pois o TEMPO é uma moeda muito voraz, lamentavelmente.”

Os avanços da inteligência artificial através da automação, robotização, nanotecnologia, inteligência artificial, devem ser a tônica para que haja maior produtividade, e menor custo e despesa, pois a customização dos produtos ou serviços hão de influenciar a precificação dos produtos e serviços, para que possam competir com o concorrente internacional.

O profissional de CONTABILIDADE E ANÁLISE DE CUSTOS deve ficar antenado com tais avanços, e sempre elaborar um benchmarketing para melhor posicionamento, mesmo sabendo que muitas empresas não terão condições para tal vulto de investimento, mas ele não deve se furtar a seu mister e deverá demonstrar um profissionalismo adequado.

A tecnologia não terá limite, estará sempre evoluindo e rapidamente, pois a concorrência é global, e sabemos que a CHINA exporta produto com menor custo e o preço fica abaixo do mercado local, e isso se chama SOCIALISMO DE MERCADO consociado com o CAPITALISMO DE MERCADO.

CONTABILIDADE DE CUSTOS

O profissional deve está perfeitamente adequado ao mercado global, daí podemos entender que o seu Know how e sua expertise devem ser compatíveis com a exigência desse mercado.

Conhecer as metodologias de custos, optar pela mais adequada a empresa cliente, assimilar a existência de novas tecnologias existentes, é a melhor tônica para a sobrevivência.

Analisar e aferir cotidianamente os fatos, desde o inicio do processo, até a elaboração do produto ou serviços, proceder a uma análise SWOT, estudar as possíveis melhorias, vivenciar um planejamento estratégico flexível, que possa suprir essa atividade.

Um fator preponderante que jamais deve se esquecer do TEMPO, pois ele será a única moeda de troca num futuro breve.

CONCLUSÃO

Deixaria-nos mais relaxado se pudéssemos escrever fatos mais agradáveis, mas somos profissionais e trabalhamos em fatos e cenários que podem afetar essas empresas e profissionais, pois entendemos que são vidas e sonhos de um futuro promissor, mas o atual mercado não alivia para os céticos e principalmente aqueles incrédulos que fatalmente se tornaram vitimas do sistema.

Um fato que nos intriga é se houver a elevação do desemprego, seja motivada por redução de custos, ou corte sistemático, onde encontraremos a poupança interna e a economia doméstica condições de atender a aceleração da Economia nacional, se não houver investimentos estrangeiros ou mesmo a venda de produtos e serviços exportáveis.

Em suma, entendemos que o Nordeste, sente com mais gravidade os fatos que assolam as demais ricas regiões, mas a nossa salvação é que já convivemos por muitos anos com DESIGUALDADES e os violentos AGRAVOS SOCIAIS nos acompanham desde o nascituro, e a Fé do Nordestino é muito sólida, pois entendemos perfeitamente o significado de encontro celestial.

Desculpa, não intencionamos no referido atingir qualquer pessoa física ou jurídica, que leia o presente, mas desejamos sim, chama sua atenção para um fato previsível, pois isso é nosso mister.

“Assim como o ar que respiramos, NADA SERÁ COMO ANTES.”

AUTORES: Elenito Elias da Costa e LEVY DA COSTA.