Notícias

Muito além dos processos e das regulamentações

Com novas técnicas e ferramentas, departamento jurídico assume papel estratégico nas empresas

Autor: Izabela Rücker CuriFonte: A Autora

Engana-se quem acredita que o departamento jurídico de uma empresa existe apenas para evitar processos e cuidar das regulamentações que regem a área do negócio.

É muito mais do que isso. Além de atuar preventivamente na resolução de pequenos e grandes conflitos, na realização de negociações e na proteção de dados e informações, o jurídico assumiu um papel de extrema importância no desenvolvimento da empresa nos últimos anos.

Isso porque passou a ter um olhar estratégico dentro das organizações, utilizando novas técnicas, ferramentas e tecnologias, tornando-se responsável por fornecer estatísticas, identificar melhorias e propor soluções.

O uso de business intelligence, métodos ágeis e dashboards dentro do departamento jurídico interno das empresas tornou-se essencial para que ele consiga apoiar a tomada de decisão pelos demais executivos da corporação.

Para que esse apoio da equipe jurídica no plano de continuidade dos negócios da empresa seja possível, ficou claro que é necessária a integração do setor com as demais áreas da empresa. Assim, todos os planos de ação podem ser estruturados considerando o individual e o macro, as peculiaridades que somente o gestor de cada área e comitê é capaz de enxergar. Dessa forma, todos ficam alinhados em uma estratégia única.

De acordo com a pesquisa para o anuário Análise Executivos Jurídicos e Financeiros, edição 2020, o percentual de empresas cujo departamento jurídico é visto como estratégico chegou a 61%, um crescimento de 13% em relação à pesquisa de 2014.

Os Conselhos consultivos e de administração das corporações e as áreas como gestão, marketing, tecnologia e inovação ganham cada vez mais profissionais da área jurídica, para agregar conhecimento e apoiar no direcionamento e desenvolvimento do negócio.

A condução do departamento jurídico interno já é reconhecida como decisiva para maximizar os resultados da organização e para a corporação alcançar metas e objetivos.

Por isso, o movimento cresceu entre as empresas, no sentido de elevar a previsão orçamentária destinada ao departamento, para aquisição de tecnologia moderna na gestão das atividades.

A gestão estratégica do Departamento Jurídico atrelada a processos bem consolidados e a definição de bases de mensuração eficazes faz toda a diferença.


*Izabela Rücker Curi é sócia fundadora do Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica e da Smart Law, uma startup focada em soluções jurídicas personalizadas para o cliente corporativo, que mesclam inteligência humana e artificial. Mestre em Direito pela PUC-SP e negociadora, pela Harvard Law School. Board member certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa IBGC-São Paulo. Coorganizadora do Programa + Mulheres na Governança (Grupo Mex). Especialista em contratos empresariais e especializada em direito securitário e bancário. Membro do GNT Novas Tecnologias da AIDA Brasil. Nomeada pelo Best Lawyers 2022. Indicada pelo Lawyer International’s – Legal 100/2022 e pelo M&A Global Awards 2022 na categoria de Best Litigators of the Year - Brazil. Está entre os advogados mais admirados do Brasil, conforme ranking da revista Análise Advocacia 500 e reconhecida, no ranking Análise Advocacia Mulher de 2022, como uma das advogadas mais admiradas no país.